quinta-feira, 18 de junho de 2015

Avaliação de matemática 4° ano

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA
1- Resolva os probleminhas:
 a) Ana Carolina vai repartir 96 balas para suas 2 amigas. Quanta bala receberá cada amiga?
 b) Ganhei um livro de histórias e já li 127 páginas. Ainda faltam 89 páginas para que eu termine a leitura. Quantas páginas têm o livro?
c) Um caminhão transportava 5 centenas de caixas de refrigerantes. Numa freada brusca, caíram 87 caixas na estrada. Quantas caixas de refrigerantes ficaram no caminhão?
d) A biblioteca tem 4785 livros. A diretora está fazendo uma campanha para chegar aos 10.000. Quantos livros ela precisa conseguir?
2- Marque as opções corretas:
2.1- Qual a forma decomposta do número a seguir: 3.078?
a) 3.000 + 700 + 80 + 0
b) 300 + 70 + 8
c) 3.000 + 70 + 8
d) 300 + 700 + 8
 2.2- Qual número da forma composta: 4.000 + 300 + 40 + 3?
a) 3.434
b) 4.343
c) 40.343
d) 443
2.3- Observe o número 8.301 e marque a opção correta:
a) O algarismo da unidade de milhar é 1
b) O algarismo da centena é 8
c) O algarismo da centena é 3
d) O algarismo da unidade é 0
3- Resolva as operações:
a-23.607 + 19. 463 =
b-8. 072 – 4.544 =
c-56.824 x 6 =
d- 670: 2 =

Boa Sorte!


Texto: Caráter

                    Caráter
                Caráter é uma marca que distingue uma pessoa de outra, pelo seu modo de ser, de sentir e de agir. Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis.
                É muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles. Porque aquele que muda de idéias e opiniões, conforme as circunstâncias, na sociedade e com os amigos, demonstram ter um caráter fraco. Parece um barco sem rumo ou uma Maria-vai-com-as-outras.
                Um bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma conquista diária, de um trabalho contínuo e de uma vontade firme. É obra pessoal de cada um de nós.
Para a formação de um bom caráter, concorreu uma boa educação familiar, religiosa e escolar.      Também têm grande influência as diversões e lazer, a vida ao ar livre, os jogos, as leituras formativas e o convívio com a sociedade.                                                                                                                                                       A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar. Já a de caráter escolhe um ideal e luta por ele para se realizar na vida.
Interpretando o texto                                                                                                                                                               
   1) De acordo com o texto, o que é caráter?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)   Quais as  qualidades de uma pessoa que possui caráter?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Marque a Alternativa correta.
Uma pessoa com caráter:
(  ) Uma pessoa de caráter possui força de vontade.
(  ) muda de ideias e opiniões, conforme as circunstâncias

4)   Como agem as pessoas de caráter fraco?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6)   Um bom caráter surge por acaso?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  7)   O que contribui para a formação de um bom caráter?_____________________________________________________________________________

Compreensão do texto

ESCOLA_____________________________________________
ALUNO(A)__________________________________________Nº___
DATA_____/____/ _____                                                                               
PROFESSORA: MARIA TRAJANO
Verificação de aprendizagem de Português
Sobre sucatas
Isto porque a gente foi criada em lugar onde não tinha brinquedo fabricado. Isto porque a gente havia que fabricar os nossos brinquedos: eram boizinhos de osso, bolas de meia, automóveis de lata. Também a gente fazia de conta que sapo é boi de cela e viajava de sapo. Outra era ouvir nas conchas as origens do mundo. Estranhei muito quando, mais tarde, precisei de morar na cidade. Na cidade, um dia, contei para minha mãe que vira na Praça um homem montado num cavalo de pedra a mostrar uma faca comprida para o alto. Minha mãe corrigiu que não era uma faca, era uma espada. E que o homem era um herói da nossa história. Claro que eu não tinha educação de cidade para saber que herói era um homem sentado num cavalo de pedra. Eles eram pessoas antigas da história que um dia defenderam a nossa Pátria. Para mim aqueles homens em cima da pedra eram sucata. Seriam sucata da história. Porque eu achava que uma vez no vento esses homens seriam como trastes, como qualquer pedaço de camisa nos ventos. Eu me lembrava dos espantalhos vestidos com as minhas camisas. O mundo era um pedaço complicado para o menino que viera da roça. Não vi nenhuma coisa mais bonita na cidade do que um passarinho. Vi que tudo o que o homem fabrica vira sucata: bicicleta, avião, automóvel. Só o que não vira sucata é ave, árvore, rã, pedra. Até nave espacial vira sucata. Agora eu penso uma garça branca do brejo ser mais linda que uma nave espacial. Peço desculpas por cometer essa verdade.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: As infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.
ATIVIDADES
Através das lembranças do tempo de criança, ficamos sabendo algumas informações sobre o narrador:
1. Como eram seus brinquedos?
2. Onde o narrador passou a primeira parte de sua infância?
3.  Para ele, o que é mais importante ou mais bonito, uma estátua de bronze ou um simples passarinho? Justifique sua resposta retirando um trecho do texto.
4.  Pelo que o menino conta à mãe e pela resposta que ela lhe dá, você sabe o que é?
5. No trecho “Eles eram pessoas antigas da história que um dia defenderam a nossa Pátria.”, a que se refere o vocábulo “Eles”, em destaque?
6.    – Indique se cada trecho abaixo é uma OPINIÃO ou um FATO:
“(...) a gente foi criada em lugar onde não tinha brinquedo fabricado.” _______
“Para mim aqueles homens em cima da pedra eram sucata.”  _____________
“Não vi nenhuma coisa mais bonita na cidade que um passarinho” _________
Produção de texto
         Apesar de você ser jovem, deve ter algumas lembranças bem interessantes da infância.Agora é sua vez:  escolha uma delas para escrever um pequeno texto, no estilo do texto de Manoel de Barros, ou seja, relembre, recrie, reinvente com uma pitada de poeta.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Dinâmicas


Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.

Material: Espaço físico amplo, cd, aparelho de som.

Procedimento: Os participantes deverão andar soltos pela sala ou espaço, ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando, e quando a música pára, pede para o participante procurar um parceiro que esteja usando uma peça de roupa com a cor parecida com a sua, ou usando algum acessório parecido com o seu. Pede para os pares se cumprimentarem com o aperto de mão. Depois, volta a música, andam, pára a musica e sugira outra coisa: quem nasceu em mês par procure um parceiro que nasceu em mês par, impar com impar, assim vai. As mãos deverão estar para trás. Batem bumbum com bumbum. Fazer esta atividade sempre uma parte diferente do corpo sem repetir, e sem repetir parceiros. Quando chegar na última rodada, cumprimentar pelo nariz.
========================================================================

2- FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO"


Objetivo: Moral: Não deseje para os outros o que você não gostaria que fizessem com você. 

Material: Folhas chamex cortadas ao meio, caneta ou lápis.

Procedimento: Faz-se um círculo e entrega-se meia folha para cada um e cada qual com sua caneta e pede-se a eles que escrevam algo que gostariam que o colega fizesse (mico mesmo), lembrando que eles devem escrever para eles, nenhum colega poderá ver. Após isto, recolhe-se os papeis e revela-se o que eles escreveram. O que eles escreveram será o que eles próprios irão fazer no centro da roda. 


SUGESTÃO 2
O professor distribui um pedaço de papel e pede para que observem os amigos e pensem que animais poderiam ser.


Em seguida, de maneira secreta  peça que cada um escreva o nome deste animal, pensando no amigo que se sentava atrás de cada um ...

Ao término, o professor pediu para ler em voz alta e que imitasse este animal.



CONCLUSÃO: Não podemos julgar as pessoas pela aparência ou colocar apelidos sem o concedimento deste, pois não sabemos se gosta ou não... Refletir: O que sou? Como me comporto?O que devo mudar? ========================================================================
3- GALERIA DO POSSO, NÃO POSSO

cada aluno confecciona duas telas em pintura (ou desenho em sulfite,...) expressando por meio de desenhos atitudes de grupo "posso, não posso". A professora expõe os desenhos e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras. Quando o combinado de regras são elaboradas pelos alunos há maiores possibilidades de que sejam obedecidas.


======================================================================
4- RECREIO COLORIDO

 através de cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, lilás e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe : " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." Após a distribuição dos cartões solicite que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)


A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.
=======================================================================
 5- A DANÇA DAS BEXIGAS;

-Distribuir uma bexiga para cada aluno, juntamente com uma tirinha de papel e lápis/caneta; 


- Solicitar que reflitam: O que você gostaria que alguém lhe falasse... um elogio que gostaria de receber... uma qualidade que fosse valorizada...

- Completar a frase" Você é ......."

- Coloque dentro da bexiga já cheia e através de uma música bem alegre que todos as mantenham no ar, evitando de cair, porém pode pegá-las do chão quantas vezes forem preciso;

- Ao parar a música, cada aluno deverá estar com uma bexiga nas mãos e estourá-la, ler a tirinha e em seguida abraçar uns aos outros.

Momento este, valorizar a amizade, as características de cada aluno.
===========================================================================
6-DINÂMICA PARA  RECEBER OS ALUNOS

Objetivo:


- Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.

Como proceder:

- Utilizar uma caixa de sapato forrada de papel, com a tampa removível, embalada por um laçõ bem largo e bonito. Dentro dessa caixa deverá ter um espelho colado no fundo.

- Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria.

- Depois de abrir a caixa e olhar o presente, o professor, sorridente, comenta com seus alunos:

"Criança, hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?"

- Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa.

- O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu.

- A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se vêem refletidos no espelho e cada um tem uma reação diferente. 

- Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia.

- Colher da classe opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho.
=========================================================================

7-- ÁRVORE DOS SONHOS


Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.

Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
=========================================================================
8)- DA CONFUSÃO À ORDEM

Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula. Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

========================================================================
9)- O LAGO DE LEITE

(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..." Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.

Gramática - Preposição