MINHA ARTE
Técnica:
CRIATIVIDADE
Objetivos:
* Proporcionar o afloramento da criatividade
* Aquecimento
* Experimentar sentimentos autênticos
Tipo de Grupo: Independente
Tamanho do Grupo: Mínimo de 3 e Máximo de 10
participantes
Tempo Necessário: Cerca de 45 Minutos
Materiais:
1. Muitas folhas de papel sulfite
2. Lápis de cera coloridos
3. Fita adesiva
Arranjo Físico:
Sala suficientemente ampla, com chão de madeira ou
fórmica.
Processo:
1. Solicitar que o grupo se sente no chão,
2. Informar que irão fazer desenhos livres e que poderão
utilizar qualquer cor para os desenhos,
3. Dar ao grupo 15 minutos para a execução de suas artes,
4. Afixar todos os desenhos, lado a lado numa parede e
solicitar que cada uma das pessoas informe “o que” e o “por que” de seu
desenho,
5. Informar que qualquer um dos participantes poderá
alterar o desenho de qualquer dos demais participantes, menos o seu,
6. Após a tarefa cumprida, solicitar que expressem o
sentimento a respeito daquela mudança.
Vai aqui umas dicas de Dinâmicas(Jogos Teatrais) bem
legais para fazer com os alunos:
* Faça o grupo imaginar as diferenças no modo de andar,
falar e agir e suas fisionomias, entre jovens,bebes, bêbados, animais,
idosos...depois o grupo de pé na sala vai expressar livremente estes modos
conforme você fala a mudança: O Velho, O bebê, o cego, o pássaro, o gato, o
lenhador, o músico pianista, o violinista, o cantor, o pintor, a lavadeira, a
mamãe, o papai,etc..
* colocar uma música de natureza, deixar que deitem no chão se quiserem, falar bem baixinho para eles fecharem os olhos, sentir q estão caminhando num bosque lindo, escutando todos os sons da natureza, respirar fundo e tentar sentir o cheiro de verde da natureza, imaginar-se tirando uma fruta que mais gosta de uma árvore ,morder e tentar sentir seu sabor, imaginar-se neste bosque deitado na grama limpa, perceber o que vê além da copa das árvores, além de montanhas lá longe, além do fundo do lago ou rio que te ali....
depois pedir pra fazerem um desenho rico em detalhes sobre o que viu,sentiu,ouviu....
* faça com que em silêncio se possível, com música calma de fundo, Cada aluno observe sua mão, as linhas ,os dedos,seus braços seu corpo, pernas, pés(podem tirar os calçados e meias), cabelos conforme vc dá as ordens da mudança de membros, depois eles tentam desenhar-se.
* colocar uma música de natureza, deixar que deitem no chão se quiserem, falar bem baixinho para eles fecharem os olhos, sentir q estão caminhando num bosque lindo, escutando todos os sons da natureza, respirar fundo e tentar sentir o cheiro de verde da natureza, imaginar-se tirando uma fruta que mais gosta de uma árvore ,morder e tentar sentir seu sabor, imaginar-se neste bosque deitado na grama limpa, perceber o que vê além da copa das árvores, além de montanhas lá longe, além do fundo do lago ou rio que te ali....
depois pedir pra fazerem um desenho rico em detalhes sobre o que viu,sentiu,ouviu....
* faça com que em silêncio se possível, com música calma de fundo, Cada aluno observe sua mão, as linhas ,os dedos,seus braços seu corpo, pernas, pés(podem tirar os calçados e meias), cabelos conforme vc dá as ordens da mudança de membros, depois eles tentam desenhar-se.
1. Recreio com cores
A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número
de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho,
branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês
passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão
que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor
ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre
as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de
saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a
cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a
construção de alguns valores
2. Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto",
escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo
momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências
chegarem nas residências de cada um!
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de
sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado
período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho,
pode-se planejar um piquenique entre elas.
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que
"deixou magoado".
3. Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados.
Exemplos:
"Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes
para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos
espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita
ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.)
"Galeria do posso, não posso" (cada aluno
confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de
grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as
normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o
período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem
elaboram as regras.
Os alunos justificam por meio da escrita o porquê de
estarem alegres, tristes, com medo...Conforme a percepção da professora
regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade,
segurança, união, compreensão...
1. VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a)
colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por
ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
Os alunos opinam, registram e ilustram!
2 - A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
Após o conto do livro: "Se ligue em você", os
alunos realizam essa atividade, registrando dentro da estrela um BOM
SENTIMENTO!
NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
3 - A Árvore da Vida
Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião
com Pais.
Na sala está exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
Na sala está exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
A docente propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º
semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre.
Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que
não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se
frustrem).
Os pais dobram os papéis que contém as mensagens,
colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore.
Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o
"presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito
válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar
esse momento no caderno.
4 - Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de
PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das
demais salas de aula. É só aguardar o resultado!!
08
Tema: Adaptação - Integração
Tempo de duração: Mês de fevereiro
Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade,
novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período
de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase
de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança.
Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da
melhor forma possível.
Objetivos
-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
Tempo de duração: Mês de fevereiro
Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade,
novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período
de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase
de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança.
Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da
melhor forma possível.
Objetivos
-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário