Atividade com letra de música (gabarito)
Só Você - (Fábio Júnior)
Compositor: Vinicius Cantuária
Demorei muito pra te encontrar
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração
Lá na emoção
Mexer teu coração
Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você
E todo mundo vê
Que eu quero só você
Eu quero só você [2x]
Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração
Lá na emoção
Mexer teu coração
Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você
E todo mundo vê
Que eu quero só você
Eu quero só você [2x]
1. Releia com atenção a letra da canção “Só você”
para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às questões.
a) De que assunto trata a canção?
b) A qual público se dirige essa canção: crianças, jovens,
adultos? Justifique sua resposta.
c) Por quais situações passou a pessoa que ama antes do
encontro? Cite versos.
d) Que verso, na canção, equivale a uma declaração de amor?
Sublinhe-o na letra da canção.
e) Qual recurso a canção usa para tornar essa
declaração bem evidente?
f) Ao ouvir e ler a canção, você notou que existem
versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o compositor
pretende alcançar com essa repetição?
2- Releia os versos da canção “Só você”:
“Demorei muito pra te encontrar [...] Eu fico louco com
você”.
“Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer / Só sinto
com você”.
“Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.
a) Quem fala na letra da
canção: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
b) O que você acha que
levou Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça
uma pesquisa para descobrir.
c) Em sua opinião,
um compositor poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança?
Justifique sua resposta.
3. Analisando palavras e expressões da letra da canção
a) O verso “Demorei muito pra te encontrar” pode ser
facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da canção que havia tempo o
eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o verso “Quantas vezes eu
dancei”?
b) Nesse verso, que sentido tem o verbo “dançar”?
c) Cite dois outros versos da canção em que haja
palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que elas querem dizer.
4. Compreendendo a composição da letra da canção. Em
dupla, preencham o quadro a seguir com as informações do texto que vocês
acabaram de ler.
a) Autor do texto e da
melodia
b) Papel social do
produtor ao escrever o texto
c) Interlocutor
(para quem o texto foi escrito)
d) Intérprete da canção
e) Estilo musical
GABARITO
1-
a- Da satisfação de quem ama por ter encontrado a pessoa
amada.
b- Ao público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou
apreciador de músicas românticas.
c- “Demorei muito pra te encontrar”; “Tava cansado de
me preocupar / Quantas vezes eu dancei / E tantas vezes que eu só fiquei /
Chorei, chorei”.
d- “Eu quero só você”.
e- Repetição. A oração “Eu quero só você” aparece
várias vezes na letra (e mais ainda durante a interpretação).
f- A repetição procura salientar tanto o tema da canção
quanto a melodia a ser gravada por quem a ouve. Trata-se de um recurso de
memorização da canção.
2-
a- Um homem. O pronome pessoal “eu” (em primeira
pessoa) refere-se a um homem apaixonado. Alguns adjetivos mostram que se trata
de um eu lírico masculino (“fico louco”, “tava cansado”).
b- Resposta pessoal. Os alunos podem levantar a hipótese de
que a música foi composta porque o compositor estava apaixonado. Nesse caso, é
importante discutir com os alunos as diferenças existentes entre o compositor e
o eu lírico da canção.
c- Espera-se que os alunos respondam positivamente.
Nesse caso, é importante que eles levantem hipóteses sobre as diferenças entre
o produtor do texto (compositor, cancionista) e o eu lírico da canção. Caso a
resposta seja negativa, é essencial perceber quais os argumentos levantados
pelo aluno.
3-
a- O verso informa que o eu lírico várias vezes não foi
bem-sucedido; ou seja, se deu mal, não se saiu bem.
b- Tem o sentido de sair-se mal, de não alcançar o que se
espera. Nesse caso, dançar é uma gíria.
c- “Meu pensamento voa”; “Agora eu quero ir fundo lá na
emoção”; “Mexer teu coração”; “Salta comigo alto e todo mundo vê”.
4-
a- Vinicius Cantuária
b- Manifestar por meio da canção – uma expressão artística –
sua visão de mundo por intermédio de um eu lírico que fala sobre amor,
sentimentos, ideias e intuições em relação à pessoa amada.
c- Público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou
apreciador de músicas românticas.
d- Fábio Júnior.
e- Música romântica
Observação: Esta atividade foi-me enviada por
uma colega de trabalho. Infelizmente, não tem a fonte.
Parabéns. Ótima atividade. Obrigada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir